quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal?

Eae galera, vamos ser informal hoje, ok?

Natal, época que todo mundo reclama, diz que está triste, que acha “falsidade”, época que cada um veste sua máscara de felicidade e sai pra comemorar com quem lhe convém. Tem gente que não acredita, tem gente que prefere a família, gente que só quer que chegue dia 25 para poder descansar ou sair mais cedo do trabalho. Tem gente que dorme, gente que respeita a crença do outro, gente que trata com indiferença.  Natal é a época que os pais levam os filhos na avenida paulista, no Ibirapuera, andam de carro para mostrar as luzes do Natal pelas ruas da cidade. É época de emoção, de novenas, missas, abraços, presentes e de dizer obrigado a aquele que se sacrificou por nós. Época de bebida, pecado da gula. É uma época estranha, que muita gente não sabe bem o pq comemora. Músicas da rede globo, filmes de Jesus e Maria, milagres de Natal, etc.  
Com o tempo, você vai percebendo que todo ano é a mesma coisa, o mesmo ritual. Você, sua família, os fogos de artifício a meia noite, a oração em volta da mesa, os abraços com emoção. Você lembra de tudo que lhe faz bem, e resolve descartar muita coisa, é como purificar a alma. A troca de presentes? É, alguns acham essa parte a mais importante. Mas, para mim, o Natal é estar ao lado de quem realmente te ama. Pais, avós, tios, tias, é tudo muito clichê, repetitivo e as vezes cansativo, mas essas são as pessoas que sempre vão estar com você.  Pelo menos, na minha família é assim. DESCULPE-ME SE VOCÊ  ACHA UM ABSURDO O QUE ESTOU DIZENDO, ok? As vezes sua família é aquele seu amigo que mora com você,  ou até mesmo aqueles que moram longe. Família é uma união de amor. Esteja em um local que reúna amor, paz, conforto e alegria. É, é essa a minha receita pro Natal. Diga que ama todos aqueles que realmente ama. Deseje a felicidade do próximo. Seja humano, pelo menos um dia do ano. 

Eu li um texto do Frei Betto, vou colocar umas partes que me chamaram atenção: 

Feliz Natal aos infelizes cativos do desapreço ao próximo, da irremediável preguiça de amar, do zelo excessivo ao próprio ego. E aos semeadores de alvíssaras, aos glutões de premissas estéticas, aos fervorosos discípulos da ética. Feliz Natal aos órfãos do mercado financeiro. Feliz Natal às lagartas temerosas de abandonar casulos, ao desborboletear de insignificâncias cultivadoras de ódios, aos exilados na irracionalidade do despautério consensual. Feliz Natal a quem escapa dos indomáveis pressupostos da lógica consumista. Feliz Natal a quem não planta corvos nas janelas da alma, nem embebe o coração de cicuta, e coleciona no espírito aquarelas do arco-íris. Feliz Natal aos poetas sem poemas, aos músicos sem melodias, aos pintores sem cores, aos escritores sem palavras. Feliz Natal aos que repartem Deus em fatias de pão, bordam toalhas de cumplicidades, secam lágrimas no consolo da fé, criam hipocampos em aquários de mistério. Feliz Natal a todos que dão ouvidos à sinfonia cósmica e, nos salões da Via Láctea, bailam com os astros ao ritmo de siderais incertezas. Feliz Natal a quem se embebeda de chocolate na esbórnia pascal da lucidez crítica e não receia se pronunciar onde a mentira costura bocas e enjaula consciências. Feliz Natal aos dançarinos embalados pelos próprios sonhos. Feliz Natal a quem acorda todas as manhãs a criança adormecida em si. Queira Deus que renasçam com o Menino que se aconchega em corações desenhados na forma de presépios.”

 
Feliz Natal - Frei Betto  http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=36683

Nenhum comentário:

Postar um comentário